Escadas pré-moldadas conferem agilidade às obras

Escadas pré-moldadas ajudam a minimizar os transtornos provenientes da moldagem no local da obra. “Além da fácil instalação, deixam o ambiente moderno, valorizam o espaço e aceitam todo tipo de acabamento”, revela Domingos Nishida, diretor da empresa Degraus. 

Mesmo tendo inúmeros benefícios, planejamento é fundamental. “É necessário levar em conta o ambiente – que deve ser previsto desde o início do projeto. Isso evita que a escada fique em um local improvisado”, diz Guga Rodrigues, designer de interiores. Além disso, é feita uma medição no local e, posteriormente, um desenho em 3D da escada. Esse detalhe é fundamental. “O cliente pode definir sua escada entre os diferentes tipos de geometrias existentes no mercado. Desta forma, elimina retrabalhos e reduz o número de etapas construtivas sem interferir na realização de outros serviços”, completa Guga. 

Além da fácil instalação, deixam o ambiente moderno, valorizam o espaço e aceitam todo tipo de acabamento 

GEOMETRIAS

As formas mais comuns são: caracol, J, L, U, reta e jacaré. As retas são mais usadas em edifícios, pois permitem transportar elementos de volumes maiores. Já nas residências a tipo caracol é uma das mais pedidas, pois ocupa um espaço reduzido no ambiente.

“As medidas de escadas de edifícios atendem às normas do Corpo de Bombeiros. Geralmente a medida mínima é de 1,20 m de largura para edifícios e 0,85m para residências unifamiliares”, explica Andréa Ferreira, engenheira da M3SP. Grandes projetos optam pelas escadas de concreto, pois fica mais em conta. “É possível chegar mais facilmente à forma desejada, além de repetir o mesmo modelo ao longo de todo o projeto. Isso otimiza o uso das formas”, diz Fernando Scotte, sócio-diretor da empresa F2R Engenharia.

Veja modelos e especificações:

Caracol: para ambientes reduzidos e com diversas opções de tamanho que variam de 1,20 até 2,40 de diâmetro

J: dividida em trechos de degraus em caracol e retos. Adapta-se facilmente a pequenos espaços. Vão mínimo recomendado de 2,20 x 0,70 cm

L: feita em dois trechos e vista de cima, tem um formato de L. Entre os trechos há um patamar ou degraus em leque, que permitem a mudança de direção. Vão mínimo recomendado 2,40 x 0,70 cm

U: feita em dois trechos em sentidos contrários. Entre os trechos há um patamar com o dobro da largura dos degraus que é dividido em leques. Vão mínimo recomendado 1,45 x 1,45 cm

Reta: feita com um único lance reto. Vão mínimo recomendado de 3 x 0,70 cm

Jacaré: tem este nome, pois os dentes da viga de sustentação remetem à cauda de um jacaré. Este modelo de escada é composto por duas vigas denteadas ou vigas jacaré, degraus em “L”, patamares pré-moldados, peças de apoio do patamar e peças complementares de ajuste. Elas podem ser usadas em ambientes externos e internos de residências e comércios

VARIEDADE DE MATÉRIA-PRIMA

As opções atendem todos os gostos, necessidades e bolsos. As escadas podem ser feitas em madeira, ferro, vidro, aço inox, alumínio, concreto ou concreto armado. “A diferença entre as escadas de concreto e concreto armado está no material utilizado para confecção. A primeira é feita com um material composto de mistura de cimento, agregado miúdo, agregado graúdo, água e adensado para não reter ar. Já a segunda contém uma trama de barras de aço, projetada para que o aço e o concreto trabalhem de forma conjunta através da aderência”, explica Guga. 

O cliente pode definir sua escada entre os diferentes tipos de geometrias existentes no mercado. Desta forma, elimina retrabalhos e reduz o número de etapas construtivas sem interferir na realização de outros serviços 

Somente as escadas de concreto são feitas em formas – normalmente de madeira ou metálicas. Os moldes são preenchidos com armaduras de aço e depois enchidos com um concreto especial de alta resistência e ultrassecagem. “Elas são mais utilizadas devido à resistência e baixa manutenção”, diz Domingos. “A manutenção para este tipo de produto praticamente não existe. O concreto tem vida útil muito longa. Só é necessário observar o material de acabamento, como a tinta ou tipo de revestimento utilizado, pois estes elementos tendem a se desgastar com o tráfego na escada”, completa Fernando. 

INSTALAÇÃO

Os consoles ou vigas pré-moldadas são instalados juntamente com a elevação da alvenaria. As escadas geralmente são colocadas junto com a laje. Em grandes obras são içadas com um guindaste ou grua, mas isso depende de cada projeto. Como os modelos são diversos a instalação também muda, pode ser chumbada na parede, no eixo central, na caixaria para viga central entre outras. 

CUSTO-BENEFÍCIO

“As escadas de ferro possuem o menor valor. Elas custam 20% a menos que as de concreto que, por sua vez, custam 30% a menos que as de madeira”, revela Guga.

Fonte: https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/escadas-premoldadas-conferem-agilidade-as-obras_11519_0_1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *